John Henrique




John Henrique da S. Francisco






NIETZSCHE: DETERMINISMO E A VONTADE DE POTÊNCIA





1.   INTRODUÇÃO

O tema a ser examinado que se sucederá neste projeto refere-se à problemática do paralelo existente entre os conceitos de Vontade de Potência e Eterno Retorno do filósofo alemão Friedrich Nietzsche com o Determinismo e, consequentemente, com a causalidade, apesar ambos serem duramente criticados pelo pensador.
Nietzsche, enquanto se contrapondo à causalidade, e entendendo o determinismo como uma consequência dela a um extremo, alerta para o fato de termos ambos como meros conceitos, ou seja, existentes tão somente como consequência de uma necessidade de organizar alguma coisa, atribuindo assim um valor a ela e adaptando a uma linguagem com a qual possamos trabalhar de forma prática.

 

2.1 OBJETIVOS


O objetivo que se pretende atingir no estudo é analisar a possibilidade da existência de uma causalidade por de trás da Vontade de Potência e do Eterno Retorno de Nietzsche.

 

2.1. Objetivo específico


Através da leitura e análise das obras do autor e literatura relacionada ao tema, busca-se encontrar possíveis incoerências em sua afirmação de que o determinismo e causalidade, enquanto conceitos, não possuem um valor prático.


3. JUSTIFICATIVA
A Vontade de Potência, enquanto um constante conflito entre as forças existentes no universo pressupõe uma causalidade em si, isto é, a força por de trás do devir  em determinada coisa é motivada por uma combinação de outros fatores físico-químicos. Nietzsche descarta o conceito de causalidade de forma precoce, sem discorrer a cerca da possibilidade do devir ter a mesma como plano de fundo e, por consequência, o determinismo.
O Eterno Retorno, em sua interpretação cosmológica, traz uma ideia de um universo regido por um determinismo radical.


5. Referências bibliográficas
LAUTER, Wolfgang Muller. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. Editora Annablume. 2004.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Gaia Ciência. Editora Escala. 2006.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Vontade de Poder. Editora Contraponto. 2008
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do Bem e do Mal. 2ª ed. São Paulo. Editora Escala. 2007.
RUBIRA, Luis. Nietzsche: do eterno retorno do mesmo à transvaloração de todos os valores. Editora Barcarolla. 2010.